Semana passada, dia 11 de março foi comemorado o Dia do Rim. Você cuida bem desse órgão?
Você sabia que seus rins filtram diariamente quase o equivalente a 180 litros de sangue, para purificar seu corpo evitando intoxicações?
Ele é um órgão muito, mas muito importante para o nosso corpo e deve ser bem tratado, por isso, reuni aqui algumas dicas de como cuidar bem do seus rins.
Água, muita água!
Uma das características comuns de quem presenta um quadro de cálculo renal, por exemplo, é a falta de ingestão correta de água todos os dias. Os seus rins precisa, muito, de água.
Tomar a quantidade certa de água todos os dias evita pedras nos rins e também infecções de urina. Por isso não deixe de tomar a quantidade certa de água para você todos dias.
Alimentação ideal para o bom funcionamento dos seus rins
De acordo com a Fundação Pro Rim, investir em uma alimentação saudável ajuda bastante no bom funcionamento destes órgãos. Comidas caseiras, naturais, que envolvam legumes, verduras, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos, são sempre bem-vindas para seus rins.
Vale lembrar que um dos inimigos do rim é o sódio, portanto, evite alimentos com excesso de sódio, como salgadinhos e alimentos ultraprocessados. Controle também os níveis de açúcar em sua alimentação, e evite excessos.
Cuidado com o colesterol
Além de fazer mal para todo funcionamento do corpo, o colesterol também é prejudicial, principalmente, para quem tem doenças renais crônicas.
De acordo com a Fundação Pro Rim, “dentre as complicações nos pacientes renais crônicos a doença cardiovascular é a mais frequente”, diz o site da fundação, por isso é essencial que você cuide para que sua alimentação não tenha excesso de gorduras.
Troque carnes cheias de gorduras por cortes magros, filé de frango e coxa sem pele, leite desnatado, iogurte sem gordura, águas, chás e sucos preparados em casa, sem adição de açúcar e outras medidas de proteção para controlar seus níveis de colesterol.
E lembre-se de praticar exercícios físicos.
Uma última dica: procure consumir fibras e alimentos que ajudam no bom funcionamento do intestino, pessoas com problemas renais podem sofrer constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre.
Fatima Miquelim – Nutricionista