
Mais do que nunca, neste período em que estamos vivendo, nós precisamos de um sistema imunológico mais forte.
O sistema imunológico não impede que a gente adquira uma doença infecciosa, como o coronavírus, porque para não ter qualquer tipo de infecção, você deve ter bons hábitos de higiene: lavar às mãos, usar máscara, manter todas as superfícies limpas.
Agora, quando você tem um sistema imunológico forte, ele define para que rumo uma doença vai seguir.
Se você tem uma alimentação saudável, que ajude o seu sistema imunológico a ficar melhor, ele vai combater os vírus e as bactérias que invadirem seu corpo com maior facilidade.
Agora, se houverem a falta desses nutrientes, principalmente de frutas, verduras e legumes, que são ricos em vitaminas, em antioxidantes e flavanoides, você tem o seu sistema mais enfraquecido.
E, geralmente, um sistema mais enfraquecido faz com que a evolução de uma doença infecciosa se torne pior.
Além das frutas, legumes e verduras dois alimentos também ajudam nesse processo:
Aveia
Ajuda a proteger o intestino, ela é uma fonte de fibras, e o intestino funcionando bem também melhora o sistema imunológico. Se você tem dúvida sobre qual aveia consumir (flocos, farinha ou farelo), eu já fiz um texto aqui bem interessante sobre isso, clique aqui e confira.
Chá verde
Serve como como antioxidante e anti-inflamatório, e esses processos, também ajudam o sistema imunológico a ficar mais forte.
Para o sistema imunológico ficar mais fortalecido uma boa noite de sono, beber água e praticar exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, faz com que a gente tenha uma vida mais saudável.
Não esqueça de se cuidar, até mais!
Fatima Miquelim – Nutricionista
