benefícios da romã

A romã é o fruto da romãzeira, comum no mediterrâneo oriental e médio oriente onde a polpa é usada para a preparação de aperitivos, sobremesa ou algumas vezes em bebida alcoólica. O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível. 

História

Segundo pesquisadores russos, a romãzeira provém da Grécia, Síria e Chipre e também centro do Oriente Próximo, que inclui o interior da Ásia Menor, a Transcaucásia, o Irã e as terras altas do Turcomenistão, junto com outras plantas frutíferas como a figueira, macieira, pereira, marmeleiro, cerejeira, amendoeira, avelaneira e castanheira.

A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos.

Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.

O texto acima foi retirado da Wikipédia

Não jogue fora as preciosas cascas da Romã

A natureza é sábia e generosa, muitas frutas, além de fazerem muito bem a nós, possuem benefícios até mesmo na casca, que costumamos descartar, e a Romã é uma dessas frutas. Se você tem incômodo na garganta um preparo com as cascas desse fruto pode ajudar muito.

São muitos os benefícios do chá de casca de Romã. Nos dias mais frios, você pode fazer bochechos e gargarejos com chá de cascas de Romã. Ele é um poderoso bactericida no combate e tratamento de infecções de garganta, rouquidão, estomatites, gengivites, aftas e ainda auxilia na remoção de placas bacterianas e tártaro dos dentes. Beber o chá também melhora o funcionamento do sistema imunológico.

Como preparar o chá com casca de Romã

Pique em pedacinhos bem pequenos as cascas da Romã. Coloque uma colher de sopa cheia da casca picada em 500ml de água fria. Leve ao fogo quando começar a ferver, desligue e deixe abafado por 10 min. Espere ficar morno e faça bochechos e gargarejos 3 vezes ao dia. Guarde a sobra do chá em um garrafa térmica para ser usado durante o dia, por no máximo 8 horas.

Fatima Miquelim – Nutricionista

Os benefícios da poderosa Romã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instagram
YouTube