Se tem um tema que muita gente me pergunta esse tema é o Jejum Intermitente. Há anos sou praticante do jejum, que não é uma dieta, e sim um estilo de vida. Considero excelente para ajudar na manutenção da saúde, junto com outros hábitos de vida saudável, desde que feito da maneira correta. Para começar, vamos entender um pouco mais sobre ele.
O que é Jejum Intermitente?
Basicamente o jejum serve para melhora a qualidade da sua saúde, auxilia a reequilibra as funções do corpo, ajuda a evitar o excesso de consumo de alimentos. Ele também traz o descanso necessário para que o seu organismo limpe as toxinas acumuladas no corpo – o que evita uma série de doenças, além de ajudar a reduzir a gordura corporal.
Como começar a fazer o Jejum Intermitente?
O primeiro passo é consultar seu médico, não faça jejum intermitente sem a orientação médica jamais. Se você fez seus exames, e confirmou com seu médico e com sua nutricionista que sua saúde está perfeita para fazer o jejum intermitente é hora de começar.
De início estabeleça um Jejum de 12 horas, o jejum sempre vai iniciar a noite podendo ser a partir das 18h. Mas a escolha deve de horários deve ser sua, também pode iniciar as 19h, 20h ou 21h. Fique sem comer a noite inteira até a manhã do dia seguinte quando completar as 12h em jejum.
Exemplo: se você começou o jejum as 19h poderá voltar a se alimentar somente as 7h da manhã, do dia seguinte.
No período do Jejum fique sem ingerir nenhum alimento (consuma apenas água, chás e cafés sem açúcar e sem adoçante, água saborizada com limão ou ervas). É bem importante você se hidratar durante o jejum. O que comer quando sair do jejum? Chamamos isso de “janela alimentar”.
O que comer durante a janela alimentar?
Contamos aqui como começar o jejum intermitente e o que consumir quando se está no período de jejum. Mas, na hora de se alimentar – que chamamos de “Janela Alimentar” – a escolha dos alimentos também faz toda diferença. A dica é continuar bebendo água e chás durante o dia todo.
Faça de 3 a 4 refeições durante sua janela alimentar, sendo que 70% dos alimentos consumidos deverão serem alimentos crus, verduras, legumes e frutas ao ponto e pouco calóricas como maracujá, limão, maçã, pera, morangos, abacate, melão, mexerica.
Alimentos como: pães e arroz devem ser integrais e consumidos em pequena quantidade. Aposte também em alimentos em grãos, como lentilhas, feijões, grão de bico e ervilha e em raízes e tubérculos cozidos como batata doce, mandioca, inhame e cará.
Evite consumir leite, alimentos com excesso de sal e retire da sua alimentação neste período: açúcar, refrigerantes, alimentos industrializados, farinhas brancas refinadas, alimentos gordurosos e frutas maduras e muito adocicadas. E faça atividade física regularmente.
Ficou alguma dúvida? Escreva aqui nos comentários!
Lembrando que se você tiver alguma doença deve consultar antes o seu nutricionista para fazer o acompanhamento desse tipo de jejum, combinado?
Fatima Miquelim – Nutricionista