
Eu sei, estamos vivendo um dos piores, se não o pior momento da humanidade.
Estamos diante de uma doença, que se espalha cada dia mais e nos impede de nos divertimos, tomarmos um ar fora de casa, trabalhar da maneira correta, conviver perto de nossos amigos e familiares. A COVID além de ser uma doença que afeta nosso físico, também reflete no nosso psicológico.
E se você anda irritada, depressiva, impaciente, saiba que isso pode ter a ver, não só com esse nosso cenário atual, mas também com a forma que você está se alimentando nesta pandemia.
Com muito tempo dentro de casa, muita gente foi deixando a preocupação com a alimentação saudável, e com o peso, de lado. Exagerando em comidas de fast food, e se esquecendo de um elemento tão importante para o nosso corpo funcionar bem: á água.
E você sabia que a falta de hidratação e a deficiência de vitaminas e minerais podem causar alguns tipos de distúrbios emocionais? Isso porque, nosso organismo necessita destes nutrientes e da água para auxiliar na produção de vários hormônios responsáveis pela nossa saúde física, mental e emocional.
Alimentação que traz saúde mental e física
Por isso, a minha dica é: se alimente bem, se hidrate e busque fazer coisas que façam bem para sua mente, nesse momento em que quase tudo contribui para o nosso esgotamento emocional.
Para saber, por exemplo, a quantidade total de líquidos que você deve ingerir diariamente, multiplique 30 ml de água por seu peso corporal.
Um exemplo
Se você pesa 50 quilos, a quantidade de água que deve tomar é de 1,5 litro, pelo menos, todos os dias e por aí vai. Vale lembrar que se você tem dificuldade de tomar só água, pode fazer águas aromatizadas, com hortelã, limão, e ir tomando ao longo do dia. Nesse calor, fica uma delícia!
E para uma alimentação saudável, lembre-se sempre de inserir frutas, legumes e verduras diariamente no seu cardápio. Coloque pelo menos dois alimentos destes grupos em cada refeição sua.
Sempre que possível, cozinhe em casa. Evite pedir comidas prontas e fazer disso uma rotina. E se você quer dicas de como pode tornar a cozinha caseira um hábito, assista este vídeo abaixo:
Muita saúde e muita paz para você!
Convido você a assistir o vídeo: “Dica para evitar o fast food na quarentena”.
Fatima Miquelim – Nutricionista
