
O preço do gás está cada vez maior e vivemos um momento de crise econômica. Como resolver, então, essa situação? Com pequenas atitudes que podem ajudar bastante nessa economia. Preparei 10 dicas poderosas para você economizar gás. Confira:
1. Evite abrir o forno toda hora quando estiver assando algo: quando você abre várias vezes o forno para ver como está o bolo ou o frango que você está assando, a temperatura de dentro esfria, e precisa voltar a ficar quente rapidamente, ou seja, mais gás é gasto. Deixe para observar só pelo vidro do forno.
2. Planeje suas refeições: tente reservar um dia para preparar todas as suas refeições, ou parte delas. Isso vai fazer com que você economize tempo e gás.
3. Mantenha as chamas do fogão sempre limpas: uma boa dica para observar se as chamas estão limpas, ou não, é verificar a cor do fogo, se estiver laranja ou amarela é sinal que as bocas precisam ser limpas. Fazendo essa limpeza, você também economiza gás.
4. Quando puder use a panela de pressão e acelere o tempo de cozimento: como a panela de pressão cozinha alimentos como feijão, carne e legumes mais rápido, ela também pode fazer com que você economize gás e tempo.
5. Feche as entradas de vento próximas ao fogão, enquanto prepara os alimentos: se a sua janela fica bem próxima ao fogão, feche-a quando você estiver cozinhando, já que o vento pode diminuir a potência da chama.
6. Evite entupimento nas chamas: muitas vezes, na pressa de cozinhar, não reparamos em alguns detalhes como o entupimento das bocas do fogão. E é super importante limpar sempre essas bocas para evitar escape de gás, e, consequentemente um gasto maior, e até um perigo maior de acidentes.
7. Cozinhe a vapor: aproveite o vapor do alimento que está na panela, e coloque uma escorredeira metálica em cima dela para já cozinhar alimentos no vapor. Assim você economiza tempo, seu almoço fica pronto mais tempo, e você deixar de gastar muito gás.
8. Use as bocas certas do fogão: nada de colocar panelas pequenas nas bocas grandes do fogão, isso causa desperdício.
9. Tampe as panelas: panelas tampadas aceleram o cozimento. E um cozimento acelerado gasta menos gás.
10. Corte os alimentos em pedaços menores: quanto menor você cortar um alimento, mais rápido ele vai cozinhar!
E aí gostou das dicas? O essencial é entender que quanto mais rápido o cozimento, menos você gasta gás. E, claro, é sempre bom ficar atento a itens que podem, além de gastar mais, também colocar você e sua família em risco.
Fonte: Copegaz
Fatima Miquelim – Nutricionista
