Dia 7 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, para nós, profissionais da saúde, a data é uma excelente oportunidade para lembrarmos as pessoas da importância que medidas preventivas têm para que possamos ter muita saúde e uma boa imunidade.
Resolvi, então reunir algumas dicas simples que fazem muita diferença para o seu organismo. Confira:
1. Beba água
Eu não canso de sempre dizer que a água é essencial para o bom funcionamento de todo nosso organismo.
Ajuda a evitar doenças respiratórias e auxilia na melhora dos quadros de gripe, sinusite, pneumonia, infecção de garganta e ouvido. Também ajuda a reduzir dores de cabeça, melhora a hidratação da pele, melhora o funcionamento do intestino e dos rins evitando infecção urinária.
Não é necessário sentir sede para você beber água. Beba com frequência! Água também ajuda a emagrecer, pois reduz a sensação de fome.
2. Coma frutas, verduras e legumes diariamente
Não poderia falar da importância de ter uma alimentação saudável, principalmente ingerindo o que os brasileiros costuma não comer muito: frutas, legumes e verduras.
Sim, legumes são ótimos, mas verduras também, por isso não se contente em comer somente uma batata, ou uma alface sozinhas no almoço é preciso variar o cardápio e sempre colocar em seu cardápio vários tipos de legumes, frutas e verduras.
As frutas, com a atenção de quem é diabético consumir com moderação e somente as que o médico permitir. Ah, e faça isso um hábito das crianças também.
3. Faça o seu paladar conhecer diferentes alimentos
Muitas vezes, uma pessoa perde nutrientes preciosos de um legume, uma carne ou qualquer outro alimento pelo simples fato de dizer que não gosta e ponto. Muitos dizem não gostar do jiló, sem nunca nem ter experimentado!
Prepare um alimento que você não gosta de diferentes formas, até gostar dele. Seu corpo vai agradecer essa variedade no cardápio.
4. Faça check-up médico regularmente
Pode estar tudo bem com sua saúde, você está se sentindo bem, mas é sempre bom fazer um check-up de exames no médico, algumas doenças são silenciosas e a prevenção é um dos melhores remédios. Mesmo que por consulta online, não deixe de falar com seu médico.
5. Pratique exercícios físicos regularmente
Seu corpo precisa se movimentar. Por isso, seja qual for a circunstância, pratique exercícios físicos. E você pode começar pelo básico de trocar o elevador pela escada, caminhar mais pela casa.
Aliás, nesses tempos você pode e deve fazer exercícios mesmo que não saia de casa. É seguro, traz uma maior disposição e faz muito bem a sua saúde.
6. Não faça dietas por conta
Essa dica é muito importante, não fazer dietas por conta própria pode ajudar muito você a evitar complicações para sua saúde.
Sempre que quiser perder peso ou se alimentar melhor, tenha o acompanhamento médico e de uma nutricionista, que saberá quais alimentos você deve tirar ou não do cardápio.
Cortar sozinho, por si mesmo, alimentos, pode trazer deficiência de nutrientes, por isso não arrisque.
Ficou alguma dúvida? Escreva em minhas redes sociais, estou esperando por você!
Fique bem e tenha muita saúde!
Fatima Miquelim – Nutricionista