Muita gente me diz que para comer bem é preciso ter tempo. E isso não nego, é preciso, sim. Você precisa de tempo para preparar uma refeição em casa, cozinhar legumes, carnes, verduras, fazer vitaminas, sucos. Mas é algo que está totalmente ligado a um benefício enorme para você e para sua família e algo que também vale a reflexão: será que você não está dizendo que não tem tempo, quando tem?
Pare e pense: quanto tempo você gasta passando roupas, por exemplo?
Há seis anos eu abandonei esse hábito, tenho uma técnica de lavar a roupa, retirar imediatamente após a centrifugação, pendurar, dobrar e guardar da maneira certa. E quer saber? Ninguém reparou que eu não estava mais passando roupa.
Outro tempo que notei ser gasto inutilmente foi o tempo buscando roupas novas, há 4 anos tenho um guarda-roupa minimalista, e vario as peças sempre trocando acessórios, que tempo e dinheiro preciosos que economizei! Sem contar o tempo que você fica nas redes sociais, vendo a felicidade alheia, enquanto poderia estar construindo a sua própria.
Viu só? O que nos falta não é tempo, tempo a gente adequa construindo rotinas, o que nos falta é vontade para fazer uma alimentação melhor. Com tanta coisa pronta por aí, por que fazer eu mesma a comida em casa? Por que isso traz muitos benefícios!
Benefícios de cozinhar em casa
Vou enumerar algumas dessas vantagens que você tem ao cozinhar sua própria refeição, e perder um tempinho precioso com isso:
1. Quantidade e planejamento certos
Quando você come em casa sabe exatamente a quantidade que vai preparar para o tanto de pessoas. Isso significa que você não vai a um restaurante do tipo “coma à vontade”, encher o prato várias vezes e se sentir estufado com isso. Em casa você come mais moderadamente, sem contar que você pode planejar melhor o que terá no seu prato em casa dia da semana – reserve um espacinho do seu domingo para isso.
2. Escolhas saudáveis
Quando você cozinha em casa também consegue saber quais são as escolhas mais saudáveis dos ingredientes. Por exemplo, você não exagera na quantidade de sal, substitui uma farinha normal por uma integral, evita temperos ricos em sódio. Em casa, a gente consegue ter mais controle de tudo isso.
3. Cozinhar é uma terapia
Tudo bem você pode não estar acostumado a cozinhar em casa, mas que tal experimentar? Preparar os alimentos com carinho, conhecer um pouco deles, fazer misturas, cortá-los, tudo isso pode também ser uma grande terapia para você e um momento para aliviar o estresse diário.
4. Economia
E quando você cozinha em casa, seu bolso agradece. A economia é enorme, muitas vezes o custo de uma alimentação da semana, sai pelo mesmo preço de um almoço fora.
5. Você promove a saúde da sua família
Você saberá o que está no prato de cada um, cada tempero, cada alimento balanceado, e, assim, contribuirá e muito para a saúde de todos!
Invista na sua saúde, cozinhe em casa!
Fatima Miquelim – Nutricionista