
Neste ano, muitas casas terão ceias de Natal menores, até pela recomendação de não juntarmos muita gente, em proteção a toda nossa família contra o coronavírus. Mas, uma coisa que pouco muda é o consumo de doces e alimentos gordurosos que quase sempre estão na ceia de Natal e de Ano Novo.
O que fazer para se controlar nessa época?
Bom, primeiro vale lembrar que você não deixa de comer excesso de gorduras, açúcares, etc só pelo seu peso, mas também por sua saúde. A gordura em excesso pode causar processos inflamatórios, descompensar diabetes, causar intoxicações, pressão alta, triglicérides. E nesse sentido, não estou falando para você ser o chato da dieta na sua casa, mas sim para pensar em substituições gostosas e saudáveis.
Controle a quantidade de alimentos de sua ceia
Tradicionalmente, em festas de Natal e Ano Novo, vemos sempre muita quantidade de comida sobre a mesa, e uma quantidade desnecessária, que muitas vezes faz a gente comer demais e gera desperdício. Por isso é importante controlar.
Em festas tradicionais (e aí a dica vale para este ano, e também, para os próximos que a quantidade gente será maior), geralmente, famílias se dividem em quem vai trazer tal prato. Nessas contas, quase sempre é que são gerados os excessos. É que as pessoas não pensam muito na quantidade de comida e cada um traz uma quantidade para dez. Não precisa!
Pense, neste ano, se sua família está se reunindo com quatro pessoas, que vai ser a média, visto o isolamento social, pense na quantidade que cada um come. Por exemplo, se cada um come meio quilo de comida, um preparo de 2 a 3 quilos no total está super suficiente!
Bebidas Alcóolicas, devo servir?
Como profissional da saúde, digo que a bebida alcóolica não faz bem e que o ideal, mesmo, é não a ter em sua festa. Ela não hidrata, faz mal, pode afetar o sistema nervoso, fazendo com que se perca o equilíbrio e não se possa executar funções como dirigir, e pode fazer a pessoa passar mal.
Que tal espalhar garrafas de água saborizada pela mesa, elas são bem simples de fazer. É só deixar dentro da água pedaços de maçã, laranja e alecrim, ou limão com hortelã. Dá também para fazer gelos coloridos com hibisco e alecrim para colorir esse seu drinque sem álcool.
Mas, se não tiver jeito e você e sua família tiverem o costume de ingerirem bebida alcóolica, faça isso de forma espaçada, não beba muito de uma vez, não beba sem comer, se hidrate com água e lembre-se que a recomendação da Organização Mundial da Saúde para o consumo de álcool é mínima. Se você for beber uísque, por exemplo, o recomendável é até 40 ml (um copinho de café).
Prepare-se antes da ceia
Esse ano as festas de confraternização em empresa e entre os amigos, estão menores por segurança. Mas fica a dica aqui para os próximos anos, quando você for a uma confraternização que tiver muitos salgadinhos, alimentos fritos, não saudáveis, faça o seguinte: jante antes de ir. Afinal, como eu digo “Nos escolhemos a comida, e a comida nos escolhe quando estamos com fome”.
Se vamos a um evento desse cheios de fome, não importa se o alimento é gorduroso ou não, a urgência alimentar fará a gente comer todos eles, e de forma exagerada. Já se você vai a um evento sem muita fome, você terá mais tempo para escolher o que realmente é ou não saudável para comer.
Agora, quando falamos de ceia de Natal e Ano Novo, sabemos que mães, sogras, tias, fazem questão de que comamos na ceia. Então o ideal neste caso é, tomar um café da manhã bem leve, comer legumes, frutas e verduras ao longo do dia, se hidratar bastante (afinal, a água ajuda a diminuir o risco de intoxicações), e, à noite, na ceia comer, mas comer um pouquinho de cada coisa, sem também cometer exageros.
Dica: Vale lembrar que se você está acima do peso, comece na ceia pela sessão de saladas, e depois pegue os outros pratos.
Descanse e pratique atividade física
Não é porque é fim de ano que você deve relaxar no movimento do seu corpo, que ajuda a ter um peso saudável e uma vida saudável, com menor risco de intoxicações, mal estar. E ainda mais se a gente lembrar que na pandemia tanto a gente se adaptou a exercícios em casa, fica ainda mais fácil.
Não deixe de dormir!
O descanso é fundamental para o seu bom humor e bom funcionamento do intestino.
Mantenha o isolamento social
Eu sei, é complicado deixar de ver aquele parente que a gente só encontra uma vez ao ano nas festas, ou ver os amigos em uma data tão especial. Mas, nesse ano, faça um esforço comemore só com os de casa, e deixe para visitar os queridos quando tudo estiver melhor. Quanto menos aglomerações tivermos, melhor será para conter o coronavírus e manter nossa família, amigos e todos que amamos seguros!
Convido você a assistir o vídeo: “Como evitar o ganho de peso nas festas”.

Fatima Miquelim – Nutricionista
