terceira idade

Nesta semana, no dia 27 de fevereiro, alguns estados comemoram o Dia Nacional do Idoso, pensando nisso, e na importância da boa alimentação na terceira idade, preparei para vocês esse texto com dicas preciosas para alimentação dos idosos saudáveis, que vivem sozinhos e os que estão acamados.

Vale lembrar que a boa alimentação a vida inteira, reflete em uma boa saúde na terceira idade, mas nosso corpo é tão inteligente e perfeito, que mesmo quem não teve uma boa alimentação a vida inteira, pode ainda recuperar o tempo perdido investindo em hábitos alimentares saudáveis nesta fase da vida.

Alimentação para idosos saudáveis

Costumo sempre dizer que terceira idade não é sinônimo de doença. Existem sim, muitos idosos bem de saúde, e que vivem muito bem. Para essa saúde continuar em dia é importante ter uma alimentação saudável, que veja o quanto é importante repor nutrientes que podem ser perdidos ao longo dos anos.

A primeira dica

Não esqueça da água. Parece básico falar isso, mas os idosos, até por terem uma atividade física menor, sentem pouca sede.

E a gente tem que lembrar que a maior parte do nosso corpo é composta de água, e não se hidratar pode ser considerado um problema. Idosos devem tomar as quantidades certas de água por dia para manterem o corpo funcionando bem, a pele bonita e hidratada e até mesmo não acelerarem o processo de demência senil.

Segunda dica

Para alimentação, vale investir em frutas, legumes e verduras. Uma dica para que o idoso tenha noção desse consumo correto de cada nutriente é fazer pequenas porções de frutas, legumes e verduras e ir administrando esse consumo durante o dia.

Terceira dica

Também é indicado que o idoso tome de duas a três xícaras de chá de erva cidreira por dia. Esse consumo melhora a qualidade do sono, e ajuda no processo anti-inflamatório e antioxidante do organismo.

Idosos que vivem sozinhos

Muitos idosos acabam relaxando na alimentação, porque consideram não ser importante fazer alimentações completas só para eles comerem, por viverem sozinhos – o que não pode acontecer.

Uma dica para evitar que isso aconteça é você preparar marmitinhas com pratos únicos. Você pode, por exemplo, preparar um arroz à grega misturado com legumes e vegetais, em outra marmitinha uma polenta acrescida de farinhas como de banana (indicada para diabéticos) ou linhaça.

Ou seja, você pode enriquecer sua receita que tem em casa, porque nessa fase é preciso aumentar o valor nutritivo em cada refeição. Você faz o que gosta, mas usando outras farinhas e suplementos nutricionais (que precisam de indicação de um profissional de saúde).

Um exemplo

Uma receita que faz sucesso no meu instagram é do colágeno extraído do pé de galinha, ele não tem gosto e pode ser adicionado a qualquer preparação, e faz muito bem para o idoso.

Receita para obter colágeno tipo 2

Ingredientes

  • 500g de pés de galinha limpos
  • 2 litros e meio de água pura

Modo de fazer

Coloque os pés de galinha em uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo por 30 minutos.

Após retirar do fogo e a pressão da panela, coloque a gelatina que ficou na água em potinhos ou forminhas de gelo e congele. Por ser sem sabor ela pode ser utilizada na preparação de doces e salgados. Ex; Sopas, cremes, feijão, purês, mingaus e outros.

Se quiser utilizar apenas em alimentos salgados, você já pode cozinhar os pés de galinha temperados igual se faz um frango de panela. Tempere a seu gosto.

Guarde a gelatina da mesma forma e acrescente depois os cubinhos nas preparações salgadas.

Consuma pelo menos quatro vezes por semana. Suas articulações e pele vão agradecer.

Idosos acamados

Para os idosos que estão acamados é sempre muito importante ter o cuidado para que ele não aspire o alimento, principalmente aqueles que têm dificuldade em deglutir e mastigar o alimento.

Por exemplo, as sopas são sempre indicadas para idosos nessas condições, mas se ele estiver com problemas de reflexo para deglutição (geralmente isso ocorre em pessoas que não tossem no momento em que engasgam), é importante preparar essa sopa em uma consistência pastosa, como de um purê, e não líquida.

Uma dica de receita pode ser uma sopa de ervilha pastosa acrescida de uma proteína em pó de soja ou um pouco de farinha de linhaça branca. Para idosos acamados, também invista em frutas mais macias com um farelo para melhorar o intestino, pode amassar para facilitar.

Gostou dessas dicas? Então assista ao vídeo da minha participação no programa Vida Melhor, da Cláudia Tenório, falando sobre alimentação saudável na terceira idade:

Fatima Miquelim – Nutricionista

Dicas para uma alimentação saudável na terceira idade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instagram
YouTube