
O inverno se aproxima, oficialmente, na próxima semana entramos na estação mais fria do ano, e alguns comportamentos alimentares nossos podem mudar. Por exemplo, a vontade de comer uma saladinha pode não ser tão intensa, ou mesmo de se hidratar da maneira correta. Por isso é bom sempre estar atento.
O nosso corpo tem uma temperatura que varia entre 36 a 37 graus, e, quando o ambiente externo fica mais frio, o nosso corpo precisa manter aquela temperatura que ele tem. Para manter essa temperatura, ele precisa trabalhar muito mais e, gastando mais energia, a fome também vem maior, principalmente com a vontade de alimentos mais calóricos e quentes.
Para fugir desses alimentos mais calóricos, o ideal é que a gente sempre mantenha nosso corpo aquecido com um agasalho bem quentinho, e pratique exercícios físicos regularmente. Você até pode consumir alimentos que ajudam no inverno, mas o importante é ter o cuidado para que eles não sejam tão calóricos. Para isso, reuni algumas dicas:
Hidratação
A primeira dica é não deixar de tomar água no inverno. Eu sei que nessa época a sede é menor, mas é muito importante não relaxar. Se você não se hidratar e não se alimentar corretamente, corre maior risco de ter problemas respiratórios nesta época do ano, além de outras complicações que a falta de água traz. E lembre-se que é necessário se hidratar, porque o tempo nesta época é mais seco também.
Frutas, verduras e legumes
Procure manter uma alimentação saudável e, com esses alimentos, você terá menor risco de infecções e vai fortalecer seu sistema imunológico.
Evite queijos em excesso, cremes e frituras
Essas são comidas típicas de inverno, mas podem ser perigosas. Isso porque o volume de calorias excede o necessário e essa é uma caloria ruim, que pode fazer mal ao organismo.
Alimentos termogênicos
A gente já falou sobre alimentos termogênicos por aqui, são mais saudáveis e ajudam o corpo a ficar mais quentinho. Caprichar na pimenta por exemplo, caso possa, ajuda a aquecer.
Você poderá ler mais sobre alimentos termogênicos em nosso post: A função dos chás termogênicos em nosso organismo
ALGUMAS RECEITAS
Legumes assados
Uma dica bem simples é lavar bem os legumes, cortar com casca e tudo e colocá-los no forno, em papel alumínio. Acrescente um pouco de água, azeite, pimenta e coentro – que ajudam a aquecer o organismo. O tempo para assar é de 20 minutos.
Alface americana refogada
Essa é uma das alfaces que dá para refogar, então não tem desculpa para não comer no inverno. Tempere as folhas com alho e azeite, lave, corte as bem e dê um sustinho na forma de refogar, bem rapidamente, com alho e cebola. Se desejar, depois acrescente pimenta do reino ou dedo de moça.
Sopa no pote
Coloque trigo para kibe, alface, pimenta, cenoura, couve flor em um pote e aqueça. Tempere com pimenta rosa.
Frutas grelhadas
Algumas frutas podem ser grelhadas e consumidas aquecidas. Alguns exemplos são abacaxi e goiaba e você pode grelhar em uma sanduicheira e acrescentar canela, se quiser colocar uma calda, use folhas de stevia (para adoçar) com um suco natural. Fica uma delícia!
Gostou das dicas? Confira aqui no meu canal do Youtube a minha participação no programa Vida Melhor, onde conto todas essas dicas. Dá sim para ser saudável no inverno!
Fatima Miquelim – Nutricionista
