
Todo mundo sabe, comer frutas é essencial para o bom funcionamento do seu organismo e da sua saúde. E tem gente que tem certa dificuldade em comer frutas, embora no Brasil tenhamos uma vasta variedade delas. E diante dessa dificuldade, muita gente tenta variar esse consumo. Comer ou beber o suco? Qual é a melhor forma de consumir as frutas? É o que eu vou te explicar neste post.
Frutas inteiras
Comer frutas inteiras é sempre a melhor escolha, para manter todos os nutrientes. Principalmente, se você for de um desses grupos:
1- diabético;
2- Portador de:
- Gordura no fígado;
- Níveis elevados de triglicérides;
- Níveis elevados de ácido úrico;
3- Apresenta intestino preso;
4- Possui obesidade.
Esses grupos devem comer, preferencialmente, frutas com casca e bagaço e alguns legumes que são mais ricos em carboidrato, consuma com casca.
Suco da fruta
Embora não seja a maneira ideal de comer as frutas, beber seu suco é uma alternativa.
Lembre-se de não exagerar no açúcar.
Consumir as frutas em forma de suco pode aumentar muito a quantidade de açúcar que vai para o sangue, piorando as doenças que citamos. Isso acontece porque para fazer o suco são necessárias várias frutas, o nível do açúcar aumenta e as fibras da casca e do bagaço são perdidas.
Lembrando que as fibras são importantes para melhorar o funcionamento do intestino e reduzir a velocidade com que o organismo absorve o açúcar dos alimentos.
Por isso, mesmo para uma pessoa saudável a minha recomendação é do consumo preferencial de frutas e legumes in natura, ao invés de tomar sucos.
Sucos naturais podem ser tomados (que são ótimas alternativas para evitar o consumo de refrigerantes e sucos artificiais), mas devem ser consumidos com menor frequência.
Para facilitar o consumo de frutas, coloque pequenas porções delas no seu dia a dia, no café da manhã, após o almoço, no café da tarde. E faça desse consumo uma rotina, você verá como seu organismo funcionará muito melhor!
Fatima Miquelim – Nutricionista
