Se você é do tipo que sempre toma um chazinho quando está com mal-estar ou doente, esse post, com 8 chás poderosos, é pra você!
Como pós-graduada em fitoterapia, sei bem que as plantas possuem propriedades medicinais que auxiliam no tratamento e até curam diversas doenças.
Nunca despreze o poder das plantas para nossa saúde.
Por isso, vou listar aqui para vocês, alguns benefícios dos 8 chás mais famosos que conhecemos:
Chá de hortelã
Tem muitos benefícios e um deles é utilizado pelos índios para tratar a enxaqueca. Também tem ação calmante, descongestionante, ajuda a parar crises de vômitos, elimina gases. É um chá contra indicado para quem é sensível ou tem alergia ao mentol.
Chá de hibisco
As partes mais utilizadas do hibisco são as flores com seus cálices. O chá dessa planta, tem uma ação antioxidante potente, é diurético, laxante suave, combate gases intestinais e estomacais, estimula o fígado a produzir bile, ajuda a combater a obesidade e estimula o sistema imunológico. Não deve ser ingerido por gestantes e mulheres que estão amamentando – pois não existem estudos para especificar sua contra indicação.
Chá de cavalinha
A erva cavalinha é diurética, combate hipertensão, melhora a circulação, combate diarreia, ajuda reduzir calculo renal. Não possui contra indicação, mas gestantes devem consultar o médico antes de consumir.
Chá de erva doce
A erva doce ajuda a combater gases, alivia as cólicas e é expectorante. A contra indicação é para quem tem cálculos renais, gestantes e lactantes devem consumir com orientação médica.
Chá de erva cidreira
A erva cidreira auxilia na digestão, reduz ansiedade, tem efeito calmante, auxilia no sono, reduz gases, ajuda no sistema respiratório. Não tem contra indicação, mas gestantes e lactantes devem consultar seu médico antes de tomar.
Chá de Camomila
Combate enxaqueca, melhora a digestão, elimina gases, ajuda reduzir a febre e é calmante suave. A contra indicação é para quem faz uso de remédios anticoagulantes.
Chá de Alfavaca
Auxilia na redução da glicose e gordura do sangue, é antiasmático, tem ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória, calmante leve, ajuda a proteger o coração. Não tem contra indicação, mas gestantes e lactantes devem consultar o médico antes de ingerir.
Chá verde
Tem ação digestiva, auxilia na redução de peso, tem efeito tonificante, antioxidante, ajuda reduzir glicemia e gordura no sangue, é diurético. Mas esse chá também tem algumas contra indicações: pode causar insônia, não deve ser consumido por gestantes e mães que amamentam, por hipertensos e deve ser evitado por quem tem úlcera gástrica e diabetes.
Como fazer um chá corretamente?
Existem duas formas diferentes de preparar um chá. Se for de flores e folhas, que são mais macios, você pode colocar a água para ferver, e assim que começar a soltar a bolinhas no final da panela, você desliga o fogo, coloca as folhinhas ou saquinho em uma xícara, coloca a água quente por cima e abafa por 5 minutos.
A segunda forma de fazer é quando você utiliza ervas mais duras como raízes, caules, sementes. Eles precisam ser colocados num vasilhame na água fria e levar ao fogo, conforme vai soltando as bolinhas no final da panela, você desliga o fogo, antes de ferver, coloca a tampa e abafa por 5 minutos.
ATENÇÃO
Se você deixar o chá fervendo na água por muito tempo, ele pode perder suas propriedades medicinais.
Fatima Miquelim – Nutricionista